A CLASSIFICAÇÃO DO ESPIRITISMO COMO FORMA DE CONHECIMENTO

Como classificar a doutrina fundada por Allan Kardec como forma de conhecimento, dentro dos padrões vigentes na atualidade? Essa é uma tarefa assaz difícil.

Alguns estudiosos afirmam que o Espiritismo não reúne as características de uma ciência por não respeitar o método experimental. Contudo, outros discordam dessa afirmação, lembrando que existem disciplinas que são consideradas como ciências e que também não se subordinam à metodologia experimental clássica.

Alguns estudiosos afirma que o Espiritismo não pode ser considerado como uma filosofia por estar alicerçado num processo revelatório promovido por seres desencarnados. Todavia, outros contestam essa visão, afirmando que o contributo dessas entidades obedeceu ao ordenamento de um pensador de carne e osso.

Alguns estudiosos afirmam que o Espiritismo não é uma religião por causa de sua base experimental e abertura filosófica. No entanto, outros dizem que isso não é suficiente para caracterizá-lo como uma religião.

Nesse caldeirão opiniático, vamos encontrar classificações simples e híbridas. Uma classificação simples é aquela que afirma que o Espiritismo é ciência, filosofia ou religião. Uma classificação híbrida é aquela que afirma que o Espiritismo é duas ou três formas de conhecimento ao mesmo tempo.

Seguem as classificações híbridas:

– O Espiritismo é ciência e filosofia.

– O Espiritismo é ciência, filosofia e religião.

A primeira surgiu com o próprio Kardec no livro “O QUE É O ESPIRITISMO”, quando ele afirmou que o Espiritismo é uma ciência de observação e uma doutrina filosófica ao mesmo tempo (1). A segunda foi sugerida por Leopoldo Cirne em uma palestra na FEB (2) e consolidada por Carlos Imbassahy no livro “RELIGIÕES COMPARADAS” (3).

Existem espíritas triplicistas que realmente defendem uma verdadeira equivalência entre a tríade proposta por Imbassahy e espíritas triplicistas que postulam uma maior relevância do aspecto religioso, como o Espírito Emmanuel (4). De qualquer maneira, por enquanto, os estudiosos ainda não aceitam a existência de formas híbridas de conhecimento.

Frente a todas essas dificuldades, como classificar o Espiritismo como forma de conhecimento? Recorrendo a Allan Kardec? Acredito que não, pois o próprio fundador do Espiritismo não é uma boa referência para resolvermos essa polêmica. Embora fosse o primeiro teórico espírita, Kardec foi também a primeira vítima da complexidade da doutrina organizada por ele.

Isso levou o pensador francês a conceituar o Espiritismo ora como ciência, ora como filosofia, ora como ciência e filosofia, ora também como religião – embora no “sentido filosófico” (sic) da palavra (5), uma idéia que muita gente não entendeu até hoje, incluindo eu. Por outro lado, é necessário recordar que a conceituação de ciência, filosofia e religião era menos rígida na época de Kardec, assim como a divisão entre essas três vertentes do conhecimento.

Sendo assim, na minha avaliação, a classificação do Espiritismo como forma de conhecimento deve ficar no campo da decisão pessoal, mesmo que isso nos leve a uma contradição com Kardec. Eu, após queimar muitos neurônios, decidi que, para mim, o Espiritismo é uma religião, aberta ao diálogo com a ciência, a filosofia e a arte.

NOTAS:

(1) O QUE É O ESPIRITISMO, Allan Kardec, FEB, 2a. edição, 2013, p. 8.

(2) AS RELIGIÕES DO RIO, João do Rio, José Olympio Editora, 3a. edição, 2012, p. 277.

(3) RELIGIÕES COMPARADAS, coletânea de artigos de diversos autores, Gráfica Roland Rohn & Cia, 1929, p. 146.

(4) O CONSOLADOR, Francisco Cândido Xavier e Emmanuel, FEB, 29a. edição, 2013, p. 9.

(5) REVISTA ESPÍRITA, novembro de 1869, EDICEL, p. 357.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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