HIPÓTESES SOBRE O PSEUDÔNIMO DE HIPÓLITO RIVAIL

O pensador francês Hipolite Léon Denizard Rivail (1) nada revelou sobre a origem histórica e onomástica do nome Allan Kardec, que ele utilizou como pseudônimo a partir de 1857.

No entanto, numa carta endereçada ao amigo Johannes Tiedeman, Rivail comenta a importância desse nome para ele:

“… o pseudônimo Allan Kardec guarda uma certa significação, podendo eu reivindicá-lo como próprio em nome da doutrina. Digo mais: ele engloba todo um ensinamento, cujo conhecimento, por parte do público, reservo-me o direito de protelar… ” (2).

Infelizmente, porém, Rivail faleceu antes de descobrir esse véu.

Abaixo, seguem, em ordem cronológica, algumas hipóteses sobre a origem do referido pseudônimo.

PRIMEIRA HIPÓTESE

Rivail teria se chamado Allan Kardec numa existência passada, vivida no Século XII, como chefe de um clã bretão.

A hipótese está na segunda edição do livro DICIONÁRIO DE PSEUDÔNIMOS, escrito por Georges D’Heilly e publicado em 1869.

D’Heilly diz que obteve essa informação com o próprio Rivail.

SEGUNDA HIPÓTESE

No prefácio de THE SPIRIT’S BOOK, tradução de O LIVRO DOS ESPÍRITOS para o idioma inglês, feita por Anna Blackwell e publicada em 1875, a amiga de Rivail e Amélie Boudet, afirma que  Allan Kardec seria o nome de um antepassado bretão de Rivail.

Os espíritos teriam sugerido que Rivail usasse esse nome como pseudônimo.

Blackwell não afirma que Rivail e o antigo Allan Kardec eram o mesmo espírito e não diz com quem obteve essas informações.

TERCEIRA HIPÓTESE

Rivail teria se chamado Allan numa reencarnação e Kardec noutra. Juntando esses dois nomes,  Rivail criou o pseudônimo Allan Kardec.

A existência como Allan teria sido revelada pela médium Ruth Japhet e a existência como Kardec pelo médium M. Roze.

A hipótese está no artigo RESEARCHES ON THE HISTORICAL ORIGIN OF THE REINCARNATION SPECULATIONS OF FRENCH SPIRITUALISTS, escrito por Alexandre Aksakof e publicado no periódico THE SPIRITUALIST NEWPAPER em 1875.

Aksakof nada diz sobre as atividades de Rival nessas vidas passadas e afirma ter obtido essas informações com Ruth Japhet.

QUARTA HIPÓTESE

Rivail teria se chamado Allan Kardec numa existência passada, vivida na Armórica, região da Gália.

Os espíritos teriam sugerido que Rivail usasse esse nome como pseudônimo.

A hipótese está no artigo COMMENT ALLAN KARDEC – FUT AMENÉ À S’OCCUPER DE SPIRITISME, escrito por Alexandre Delanne, pai de Gabriel Delanne, e publicado no número de maio do periódico LE SPIRITISME em 1888.

Delanne não afirma que Rivail foi um druida e diz que obteve essas informações com o próprio Rivail.

QUINTA HIPÓTESE

Rivail teria se chamado Allan Kardec numa existência passada, vivida na Gália, na época áurea dos druidas.

A hipótese está no livro BIOGRAFIA DE ALLAN KARDEC, escrito por Henri Sausse, cuja primeira edição foi publicada em 1910.

Essa revelação teria sido feita pelo espírito Zéfiro, mas Sausse não diz quem foi o médium.

Sausse  afirma que Rivail recebeu várias mensagens, enviadas de diferentes lugares, sem comunicação um com o outro, confirmando que Rivail havia se chamado Allan Kardec numa existência passada.

Sausse não diz que Rivail foi um druida e não informa com quem obteve essas informações.

SEXTA HIPÓTESE

Rivail teria se chamado Allan Kardec numa existência passada, vivida na Escócia, onde teve contato com as crenças e práticas dos druidas escoceses.

A hipótese está no livo O MUNDO INVISÍVEL E A GUERRA de Léon Denis, cuja primeira edição foi publicada em 1919.

Denis diz que Rivail obteve essa revelação através de seus guias espirituais, mas não informou onde obteve essas informações.

SÉTIMA HIPÓTESE

Rivail teria sido um druida na cidade de Huelgoat na Bretanha, região da Gália.

A hipótese está no livro O GÊNIO CÉLTICO E O MUNDO INVISÍVEL de Léon Denis, cuja primeira edição foi publicada em 1927.

A revelação teria sido feita por uma criança que era médium e participava das reuniões comandadas por Denis.

OITAVA HIPÓTESE

Rivail teria se chamado Allan Kardec numa existência passada, vivida na Gália, como druida, no tempo da invasão da região por Júlio César.

A hipótese está na série O LIVRO DOS ESPÍRITOS E SUA TRADIÇÃO HISTÓRICA E LENDÁRIA, coletânea de artigos escrita por Canuto Abreu e publicada no jornal UNIFICAÇÃO da USE em 1953. Essa série foi publicada em livro homônimo em 1992 pela Edições LFU.

A revelação teria sido feita pelo espírito Zéfiro através das irmãs Baudin.

Canuto teria obtido essa informação quando teve acesso a vários documentos de Rivail que estavam em poder de Paul Leymarie, filho de Pierre Gaëtan Leymarie, amigo e companheiro de militância do fundador do Espiritismo.

NONA HIPÓTESE

Rivail teria se chamado Allan Kardec numa existência passada, vivida na Gália.

A hipótese está no livro A MISSÃO DE ALLAN KARDEC de Carlos Imbassahy, cuja primeira edição foi publicada em 1957

Imbassahy afirma que essa revelação teria sido feita pela médium Caroline Baudin, mas não fala onde obteve essa informação e não diz que Rivail foi um druida.

DÉCIMA HIPÓTESE

Rivail teria se chamado Allan Kardec numa existência passada, vivida na Gália, na época dos druidas.

A hipótese está na livro VIDA E OBRA DE ALLAN KARDEC de André Moreil, cuja primeira edição foi publicada em 1961. 

A revelação teria sido feita pelo espírito Zéfiro.

Moreil não diz o nome do médium, não afirma que Rivail foi um druida e não informa onde coletou essas informações.

DÉCIMA-PRIMEIRA HIPÓTESE

Rivail teria se chamado Allan Kardec numa existência passada, vivida no Século IX, como chefe de uma vila normanda, subordinada ao Duque Rollo da Normandia.

A hipótese está no livro O ESPIRITISMO de Jacques Lantier, cuja primeira edição foi publicada em 1971.

Jacques Lantier diz que coletou essa informação com Paul Leymarie, filho de Pierre-Gaëtan Leymarie, amigo e companheiro de militância espírita de Rivail. Paul teria um manuscrito de Rivail sobre o assunto.

DÉCIMA-SEGUNDA HIPÓTESE

Allan Kardec foi o nome de um antepassado normando de Rivail, subordinado ao Duque Rollo da Normandia.

A hipótese está no livro OS DOMÍNIOS DA PARAPSICOLOGIA de Hubert Larcher e Patrick Ravignant, publicado em 1972.

Larcher e Ravignant não afirmam que Rivail e o antigo Allan Kardec eram o mesmo espírito e não dizem onde obtiveram essa informação. A bem da verdade, parecem ter repetido a hipótese de Jacques Lantier com uma pequena modificação.

DÉCIMA-TERCEIRA HIPÓTESE

Rivail teria se chamado Allan Kardec numa existência passada, vivida na Gália, como druida, no tempo da invasão da região por Júlio César.

A hipótese está no artigo JOÃO HUSS NA HISTÓRIA DO ESPIRITISMO de Wallace Leal Valentim Rodrigues, publicado na revista ANUÁRIO ESPÍRITA de 1973.

A revelação teria sido feita pelo espírito Zéfiro através das irmãs Baudin.  

Wallace não informa onde obteve essas informações.

DÉCIMA-QUARTA HIPÓTESE

Rivail teria se chamado Allan Kardec numa existência passada, vivida na Gália, como um druida.

 A hipótese está no livro A HISTÓRIA DA PARAPSICOLOGIA, escrito por Massimo Inardi e publicado em 1979.

A revelação teria sido feita pelo espírito Zéfiro, através da médium Ruth Japhet.

Inardi não diz onde obteve essas informações. A bem da verdade, parece que Inardi produziu uma mistura entre as hipóteses de Henri Sausse e Alexandre Aksakof.

DÉCIMA-QUINTA HIPÓTESE

Rivail teria se chamado Allan Kardec numa existência passada, vivida na Gália, como druida, no tempo da invasão da região por Júlio César.

A hipótese está no livro ALLAN KARDEC, escrito em três volumes por Zêus Wantuil e Francisco Thiesen e publicado em 1979.

Zêus Wantuil e Francisco parecem se apoiar nos supostos documentos de Canuto Abreu.

 

NOTAS:

(1) Para mim, prevalece o  nome constante no testamento de Rivail, assinado por ele próprio.

(2) ALLAN KARDEC,  Zêus Wantuil e Francisco Thiesen, Volume II, página 76, FEB.

 

BIBLIOGRAFIA:

DICTIONNAIRE DES PSEUDONYMES, Georges D’Heilly, E. Dentu, 2a. edição, 1869.

THE SPIRIT’S BOOK, autoria de Allan Kardec, tradução para o idioma inglês por Anna Blackwell, Colby and Rich Publishers, edição de 1893.

RESEARCHES ON THE HISTORICAL ORIGIN OF THE REINCARNATION SPECULATIONS OF FRENCH SPIRITUALISTS, Alexandre Aksakof, The Spiritualist Newspaper.

COMMENT ALLAN KARDEC – FUT AMENÉ À S’OCUPPER DE SPIRITISME, Alexandre Delanne, Le Spiritisme, 1888.

BIOGRAFIA DE ALLAN KARDEC, Henri Sausse, FEB, 2010.

O MUNDO INVISÍVEL E A GUERRA, Léon Denis, CELD, 1995.

O GÊNIO CÉLTICO E O MUNDO INVISÍVEL, Léon Denis, CELD, 1995.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS E SUA TRADIÇÃO HISTÓRICA E LENDÁRIA, Canuto Abreu, LFU, 1996.

A MISSÃO DE ALLAN KARDEC, Carlos Imbassahy, FEP, 1988.

VIDA E OBRA DE ALLAN KARDEC, André Moreil, EDICEL, 1977.

O ESPIRITISMO, Jacques Lantier, Edições 70, 1971.

OS DOMÍNIOS DA PARAPSICOLOGIA, Hubert Larcher e Patrick Ravignant, Edições 70, 1972.

JOÃO HUSS NA HISTÓRIA DO ESPIRITISMO, Wallace Valentim Rodrigues, Anuário Espírita, 1973.

A HISTÓRIA DA PARAPSICOLOGIA, Massimo Inardi, Edições 70, 1979.

ALLAN KARDEC, Zêus Wantuil e Francisco Thiesen, FEB, 1979.

SOBRE O PSEUDÔNIMO DE DENIZARD RIVAIL, tese de Eugenio Lara, apresentada no XXI Congresso Espírita Panamericano da CEPA, 2012.

CSI DO ESPIRITISMO, fanpage de Carlos Seth no Facebook.