HIPÓTESES SOBRE O PSEUDÔNIMO DE HIPÓLITO RIVAIL

O pensador francês Hipolite Léon Denizard Rivail (1) nada revelou sobre a origem histórica e onomástica do nome Allan Kardec, que ele utilizou como pseudônimo a partir de 1857.

No entanto, numa carta endereçada ao amigo Johannes Tiedeman, Rivail comenta a importância desse nome para ele:

“… o pseudônimo Allan Kardec guarda uma certa significação, podendo eu reivindicá-lo como próprio em nome da doutrina. Digo mais: ele engloba todo um ensinamento, cujo conhecimento, por parte do público, reservo-me o direito de protelar… ” (2).

Infelizmente, porém, Rivail faleceu antes de descobrir esse véu.

Abaixo, seguem, em ordem cronológica, algumas hipóteses sobre a origem do referido pseudônimo.

PRIMEIRA HIPÓTESE

Rivail teria se chamado Allan Kardec numa existência passada, vivida no Século XII, como chefe de um clã bretão.

A hipótese está na segunda edição do livro DICIONÁRIO DE PSEUDÔNIMOS, escrito por Georges D’Heilly e publicado em 1869.

Georges D’Heilly fala que obteve essa informação com o próprio Rivail.

SEGUNDA HIPÓTESE

No prefácio da tradução de O LIVRO DOS ESPÍRITOS para o idioma inglês, publicada em 1875 com o nome de THE SPIRIT’S BOOK, a tradutora Anna Blackwell, que era amiga de Rivail e Amélie Boudet, afirma que  Allan Kardec seria o nome de um antepassado bretão de Rivail.

Os espíritos teriam sugerido que Rivail utilizasse esse nome como pseudônimo.

Anna Blackwell não diz que Rivail e Allan Kardec são o mesmo espírito e não fala onde obteve essas informações.

TERCEIRA HIPÓTESE

Rivail teria se chamado Allan numa reencarnação e Kardec noutra. Com base nessas revelações,  Rivail criou o pseudônimo Allan Kardec.

A existência como Allan teria sido revelada pela médium Célina Bequet (Srta. Japhet) e a existência como Kardec pelo médium Jule Roze.

A hipótese está no artigo PESQUISAS SOBRE A ORIGEM HISTÓRICA DAS ESPECULAÇÕES REENCARNACIONISTAS DOS ESPIRITUALISTAS FRANCESES, escrito por Alexandre Aksakof e publicado no periódico THE SPIRITUALIST NEWPAPER em 1875.

Alexandre Aksakof nada diz sobre as atividades de Rivail nessas vidas passadas e fala que obteve essa informação com Célina Bequet (Srta. Japhet).

QUARTA HIPÓTESE

Rivail teria se chamado Allan Kardec numa existência passada, vivida na Armórica, região da Gália.

Os espíritos teriam sugerido que Rivail utilizasse esse nome como pseudônimo.

A hipótese está no artigo COMO ALLAN KARDEC FOI LEVADO A SE OCUPAR DO ESPIRITISMO, escrito por Alexandre Delanne, pai de Gabriel Delanne, e publicado no número de maio do periódico LE SPIRITISME em 1888.

Alexandre Delanne não diz que Rivail foi um druida e fala que obteve essas informações com o próprio Rivail.

QUINTA HIPÓTESE

Rivail teria se chamado Allan Kardec numa existência passada, vivida na Gália, na época dos druidas.

A hipótese está no livro BIOGRAFIA DE ALLAN KARDEC, escrito por Henri Sausse, cuja primeira edição foi publicada em 1910.

Essa revelação teria sido feita pelo espírito Zéfiro.

Henri Sausse não diz que Rivail foi um druida e não fala com quem obteve essas informações.

SEXTA HIPÓTESE

Rivail teria se chamado Allan Kardec numa existência passada, vivida na Gália, como druida, no tempo da invasão da região por Júlio César.

A hipótese está na série O LIVRO DOS ESPÍRITOS E SUA TRADIÇÃO HISTÓRICA E LENDÁRIA, série de artigos escrita por Canuto Abreu e publicada no jornal UNIFICAÇÃO da USE em 1953, transformada em livro homônimo em 1992 pela Edições LFU.

A revelação teria sido feita pelo espírito Zéfiro através das irmãs Baudin.

Canuto Abreu teria obtido essas informações quando teve acesso a vários documentos de Rivail que estavam em poder de Paul Leymarie, filho de Pierre Gaëtan Leymarie, amigo e companheiro de militância do fundador do Espiritismo.

SÉTIMA HIPÓTESE

Rivail teria se chamado Allan Kardec numa existência passada, vivida na Gália.

A hipótese está no livro A MISSÃO DE ALLAN KARDEC de Carlos Imbassahy, cuja primeira edição foi publicada em 1957

A revelação teria sido feita pela médium Caroline Baudin.

Carlos Imbassahy não diz que Rivail foi um druida e não fala onde obteve essas informações.

OITAVA HIPÓTESE

Rivail teria se chamado Allan Kardec numa existência passada, vivida na Gália, na época dos druidas.

A hipótese está na livro VIDA E OBRA DE ALLAN KARDEC de André Moreil, cuja primeira edição foi publicada em 1961. 

A revelação teria sido feita pelo espírito Zéfiro.

André Moreil não diz que Rivail foi um druida e não fala onde obteve essas informações.

NONA HIPÓTESE

Rivail teria se chamado Allan Kardec numa existência passada, vivida no Século IX, como chefe de uma vila normanda, subordinada ao Duque Rollo da Normandia.

A hipótese está no livro O ESPIRITISMO de Jacques Lantier, cuja primeira edição foi publicada em 1971.

Jacques Lantier fala que obteve essa informação com Paul Leymarie, filho de Pierre-Gaëtan Leymarie, amigo e companheiro de militância espírita de Rivail, que teria um manuscrito do fundador do Espiritismo sobre o assunto.

DÉCIMA HIPÓTESE

Allan Kardec foi o nome de um antepassado normando de Rivail, subordinado ao Duque Rollo da Normandia.

A hipótese está no livro OS DOMÍNIOS DA PARAPSICOLOGIA de Hubert Larcher e Patrick Ravignant, publicado em 1972.

Hubert Larcher e Patrick Ravignant não dizem que Rivail e Allan Kardec são o mesmo espírito e não falam onde obtiveram essa informação. 

DÉCIMA-PRIMEIRA HIPÓTESE

Rivail teria se chamado Allan Kardec numa existência passada, vivida na Gália, como druida, no tempo da invasão da região por Júlio César.

A hipótese está no artigo JOÃO HUSS NA HISTÓRIA DO ESPIRITISMO de Wallace Rodrigues, publicado na revista ANUÁRIO ESPÍRITA de 1973.

A revelação teria sido feita pelo espírito Zéfiro através das irmãs Baudin.  

Wallace Rodrigues não fala onde obteve essas informações.

DÉCIMA-SEGUNDA HIPÓTESE

Rivail teria se chamado Allan Kardec numa existência passada, vivida na Gália, como um druida.

 A hipótese está no livro A HISTÓRIA DA PARAPSICOLOGIA, escrito por Massimo Inardi e publicado em 1979.

A revelação teria sido feita pelo espírito Zéfiro através da médium Célina Bequet (Srta. Japhet).

Massimo Inardi não fala onde obteve essas informações.

DÉCIMA-TERCEIRA HIPÓTESE

Rivail teria se chamado Allan Kardec numa existência passada, vivida na Gália, como druida, no tempo da invasão da região por Júlio César.

A hipótese está no livro ALLAN KARDEC, escrito por Zêus Wantuil e Francisco Thiesen e publicado em 1979.

Zêus Wantuil e Francisco Thiesen não falam onde obtiveram essa informação.

 

NOTAS:

(1) Para mim, prevalece o  nome constante no testamento de Rivail, assinado por ele próprio.

(2) ALLAN KARDEC,  Zêus Wantuil e Francisco Thiesen, Volume 2, página 76, FEB Editora.

 

BIBLIOGRAFIA:

DICTIONNAIRE DES PSEUDONYMES, Georges D’Heilly, E. Dentu, 2a. edição, 1869.

THE SPIRIT’S BOOK, Allan Kardec, tradução para o idioma inglês por Anna Blackwell, Colby and Rich Publishers, edição de 1893.

PESQUISAS SOBRE A ORIGEM HISTÓRICA DAS ESPECULAÇÕES REENCARNACIONISTAS DOS ESPIRITUALISTAS FRANCESES, Alexandre Aksakof, The Spiritualist Newspaper, 1875.

COMO ALLAN KARDEC FOI LEVADO A SE OCUPAR DO ESPIRITISMO, Alexandre Delanne, Le Spiritisme, 1888.

BIOGRAFIA DE ALLAN KARDEC, Henri Sausse, FEB Editora, 2010.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS E SUA TRADIÇÃO HISTÓRICA E LENDÁRIA, Canuto Abreu, LFU, 1996.

A MISSÃO DE ALLAN KARDEC, Carlos Imbassahy, FEP, 1988.

VIDA E OBRA DE ALLAN KARDEC, André Moreil, EDICEL, 1977.

O ESPIRITISMO, Jacques Lantier, Edições 70, 1971.

OS DOMÍNIOS DA PARAPSICOLOGIA, Hubert Larcher e Patrick Ravignant, Edições 70, 1972.

JOÃO HUSS NA HISTÓRIA DO ESPIRITISMO, Wallace Valentim Rodrigues, Anuário Espírita, 1973.

A HISTÓRIA DA PARAPSICOLOGIA, Massimo Inardi, Edições 70, 1979.

ALLAN KARDEC, Zêus Wantuil e Francisco Thiesen, FEB Editora, 1979.

SOBRE O PSEUDÔNIMO DE DENIZARD RIVAIL, tese de Eugenio Lara, apresentada no XXI Congresso Espírita Panamericano da CEPA, 2012.

CSI DO ESPIRITISMO, fanpage de Carlos Seth no Facebook.