UMA FOTO DE ANGELI TORTEROLI

Abaixo, segue uma foto de Angeli Torteroli. Na foto,  ele já está em idade avançada. Até agora, essa é a única foto de Torteroli que chegou à posteridade.

Afonso Angeli Torteroli foi o líder dos “científicos”, uma corrente do movimento espírita carioca do Século XIX, que defendia que o Espiritismo era Ciência e Filosofia e não tinha um aspecto religioso.

A foto de Torteroli foi publicada na edição de fevereiro de 1938 da “REVISTA ESPÍRITA DO BRASIL”, periódico editado pela Liga Espírita do Brasil.

Esse número da “REVISTA ESPÍRITA DO BRASIL” pode ser encontrado na biblioteca do CEERJ — Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro — legatário da história e do acervo da Liga Espírita do Brasil – e na sede da Biblioteca Nacional.

 

 

 

2 comentários em “UMA FOTO DE ANGELI TORTEROLI

  1. Gostaria de saber se o amigo sabe informar onde podemos encontrar as edições da “Revista Espírita do Brasil, Centro da União, edições de agosto a dezembro de 1897”, sob a direção de Torteroli, ou se caso o amigo tenha digitalizado se é possível compartilhar conosco?

    1. A Revista Espírita do Brasil editada pelo Centro da União pode ser encontrada na seção de obras raras da biblioteca da FEB em Brasília.

      Eu fiz a pesquisa sobre o Torteroli na década de 80 do século passado. Naquela época, o acesso à seção de obras raras da biblioteca da FEB era extremamente restrito e eu não pude fotografar ou fotocopiar os periódicos e livros consultados. Eu fiz cópia manual dos trechos que me interessavam. Sendo assim, não tenho nada digitalizado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s